Postado por : Kareshi quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Este post leva em conta a opinião pessoal do autor. Colabore com sua experiência trocando idéias sobre o assunto para promover um debate saudável sempre.

 

Aviso: Se você estiver com preguiça ou pressa para saber a resposta, aqui está a resposta curta: “A economia mudou. Está mais fácil fazer dinheiro no Dofus do que fora dele. ”. Mas caso você tenha interesse em entender as entrelinhas do que está acontecendo, eu recomendo fortemente que continue a leitura. Ah e seja muito bem-vindo!
---
“Ogrinas” é o nome dado à segunda moeda do Dofus. Sendo as Kamas a moeda primária. Com as Kamas é possível fazer quase todas as transações dentro do jogo: Comprar, vender, doar, pagar NPCs, pagar zaaps, entre outros. Já as Ogrinas valem como moeda para acessórios adquiridos na loja separada do jogo (antes chamada de Bazar). Com Ogrinas podemos comprar serviços (como mudar a cor ou transferir um personagem), acessórios de beleza, assinaturas e claro, negociá-las por kamas.
Preço das Ogrinas estão em baixa. (Clique para ampliar)
Outra diferença entre Kamas e Ogrinas é seu método de obtenção. Enquanto as Kamas você consegue puramente por ações dentro do jogo, as Ogrinas podem ser compradas através de dinheiro real.
Isso traz benefícios para todos os lados. É mais uma forma de lucro para a Ankama; é mais uma forma de lucro para os jogadores que querem investir seu dinheiro em Ogrinas; e é mais uma forma de se obter premium e outros serviços no Dofus para aqueles que resolvem trocar por kamas e assim assinar sem gastar 1 centavo de seu dinheiro real.

A crise

Há alguns meses que estamos passando por uma situação desconfortável. Parece que a crise econômica também chegou ao Dofus, ou ao menos no servidor Spiritia, que é onde eu jogo, e de onde tirarei os principais dados para a construção deste texto. Aqueles que costumavam vender Ogrinas devem ter notado a caída no valor da moeda. Muitos até desistindo (temporariamente) do meio. Está na hora de entender o porquê de isso estar acontecendo e quais as previsões para o futuro.
Ao olhar para a taxa de Ogrinas, vemos que é indiscutível que ela sofre uma queda constante. Abaixo está o gráfico que mostra a taxa Kamas (K) por Ogrinas (G) dos últimos 7 dias. (Clique sobre as imagens para ampliá-las).
Cotação das Ogrinas nos últimos 7 dias.
  Cotação das Ogrinas nos últimos 30 dias.
 Cotação das Ogrinas nos últimos 90 dias.
Se a cotação mudou tanto significa que alguma coisa mudou no cenário econômico também. Não é difícil seguir a lógica e descobrir que o que mudou o ritmo de mercado foi a atualização 2.29, que trouxe consigo a mudança no funcionamento de receitas de diversos itens e também a unificação de profissões, onde um único personagem poderia ter todas as profissões existentes no Dofus.
Esta mudança deixou o comércio de cabeça para baixo. A maioria dos itens tiveram seus preços aumentados. Como um alquimista, eu sempre reclamei dos preços dos nossos produtos. A poção da lembrança antes se fazia com 1x [Trevo de cinco folhas] e 1x [Água] só que trevo não é como árvores e cereais, que existem aos montes em certas áreas. Os pontos de coleta são bem dispersos e nos lugares onde tem um pouco mais, já há uma concorrência com mais 2 ou 3 alquimistas. Resultado, o alquimista trabalha como um escravo e recebia como um ajudante de estagiário, pois o preço médio da centena de poção da lembrança era por volta de 4kk-7kk, enquanto os pães, por exemplo, que eram produzidos em massa tinham preços de 10kk-20kk.
Exemplo de mudança de receita em Capa Gobbling. (Clique para ampliar)
Exemplo de mudança de receita em Poção da Lembrança. (Clique para ampliar)

Hoje a centena de poção da lembrança está custando mais de 50kk. E eu estou feliz com isso? Para a minha surpresa, eu não estou.

Seguindo com o mesmo exemplo de poção da lembrança, ela agora é feita com 4x [Sálvia] e 1x [Água]. Água é um dos recursos que mais influenciam o aumento na economia do Dofus. Além das poções da lembrança, a maioria das outras poções, pães e muitos outros itens consumíveis levam algum ingrediente em sua receita que utiliza Água para sua fabricação. Este recurso antes podia ser comprado por 1K (um kama) em qualquer NPC dono de tavernas. Agora para obter o mesmo recurso, o jogador precisa coletar periodicamente em poços espalhados pelo mapa (que darão uma pequena quantidade, por exemplo: 5) ou tente dropar em algum monstro (ex.: Gelatina azul). Pense um minuto sobre as profissões disputando por isso.
Somente esses monstros dropam água atualmente. (Clique para ampliar)

Afinal, por que o valor das Ogrinas está caindo?

A economia mudou. Está mais fácil fazer dinheiro no Dofus do que fora dele. Todos nós sabemos que fazer kamas no Dofus é demorado e trabalhoso. Para os mais apressados, vender Ogrinas trazia uma renda rápida e eficiente. Mas agora, você pode vender hoje a mesma centena de pão que vendia antes por 20kk por 250kk, ou seja, mais do que decuplicou (multiplicou por 10) seu valor. ‘Agora, ao invés de comprar com Ogrinas (os mimibióticos, os sets vivos, as poções de mudança de cor, os emotes, etc) posso facilmente comprar com kamas. ’ Basta vender quatro centenas de pão para ter 1mk na mão.
Preços instáveis geram lucros altos para kamas e prejuízos para Ogrinas.
(Clique para ampliar)

Mas os jogadores continuaram comprando Ogrinas para vender. Só que as vendas começaram a ser mais concorridas e vender cada vez menos. Até que tudo ficasse encalhado. Sua oferta não vende porque eu botei a minha mais barata, e a minha não vende porque o outro também comprou e colocou mais barato que eu para vender mais rápido. E o dele não vende porque o dono da primeira oferta viu que ficou para trás e resolveu baixar o preço. E mais jogadores compraram Ogrinas e ofertaram. Mas, por que está encalhando? Por que está mais devagar? Agora você sabe o porquê.
Ao analisar o gráfico abaixo, vemos que o valor das Ogrinas teve seu ponto mais alto no meio de junho e começou a cair na última semana do mesmo mês. Adivinha o que aconteceu neste período que fez as Ogrinas caírem?
As ogrinas estiveram em alta até a metade de junho, após isso, entraram em declínio constante. Houve dois picos em agosto mas declinou de vez em seguida. (Clique para ampliar)
Se a sua resposta para a questão acima foi o update 2.29, parabéns! Você acertou!

Depois disso, as taxas ficaram cada vez mais baixas, com dois picos em agosto, que, se observados são precedidos por duas enormes quedas. Para explicar os picos, é que, de tanto o preço estar baixo, os vendedores de Ogrinas desistiram de botar pra vender e isso fez com que o mercado de Ogrinas fosse desencalhado, subindo novamente os preços. Ao se animarem com as altas taxas, colocaram novamente para vender e encalhou o sistema novamente, com a queda se aprofundando nas últimas semanas do mês e se arrastando para setembro. Isso é bom para a Ankama? Meu palpite é “não”, mas deixemos isso para o final.

 Há solução? O que fazer? Quais as previsões?

“Quando as Ogrinas voltarão ao normal? ” Você deve estar se perguntando. A resposta é: “Quando os preços se estabilizarem”. As coisas estão caras no momento, mas não devem permanecer assim para sempre. O mercado vai se autorregular e estabelecer um novo preço padrão. Talvez esse preço seja alto, talvez seja baixo – ainda não sabemos. Mas de fato, somente depois que a economia interna se estabilizar é que as Ogrinas também se estabilizarão. E atente: eu não estou querendo dizer que voltará a ser o preço que era antes. Talvez o novo preço estável das Ogrinas seja 500 K/G, talvez seja novamente 900 K/G, talvez seja 200 K/G. Só o tempo irá dizer.

O que eu não aconselho no momento é comprar suas Ogrinas pensando em revende-las. Este não é um bom momento, visto que o valor só tende a cair com a chegada da 2.30 e sua nova forma de adquirir pepitas e sua oferta pode ficar encalhada por um tempo considerável. Se você já comprou, ou ainda tem Ogrinas trocáveis, você pode guarda-las, usá-las em serviços, ou trocar por itens e vende-los no jogo, já que as pessoas estão usando Kamas agora.

A curto-prazo as Ogrinas tendem a cair ainda mais até atingir um pico, a médio-prazo elas tendem a se recuperar dessa queda e encontrar um novo valor estável, esse novo valor deverá se manter até que outra mudança afete a economia novamente, como uma nova atualização, ou algo assim.
Para contornar uma situação como essa, ouvi algumas pessoas falando que a Ankama deveria tornar subscrições com Ogrinas mais baratas, ou aumentar a quantidade de Ogrinas nos pacotes de compra para que mais pessoas se interessassem na moeda. Isso não é viável, seria uma forma de inflação – a mesma medida que o governo brasileiro toma em casos de crise. E sabemos bem que este tapa-buraco não é uma boa solução. Isso não deve acontecer.
Conselho de mestra no assunto. (Clique para ampliar)
Se a Ankama precisar mudar algo, ela terá que mudar a economia do Dofus novamente. Como ela fará isso – não sabemos. Mas sabemos que ela só fará isso se o valor das Ogrinas de fato a afetarem de alguma forma. Vamos encerrar o assunto com as possíveis soluções em caso de Ogrinas estabilizarem em baixo valor.
  1. Comprar – Se a maioria dos jogadores continuarem comprando Ogrinas, apesar de seu baixo valor, eles precisarão de MAIS Ogrinas para poder receber as mesmas kamas que antes. Ou seja, comprarão mais para ter o mesmo. Isso aumentaria as vendas de pacotes de Ogrinas para a Ankama. E a Ankama, assim lucrando mais, apenas aprofundaria este fator no futuro.
  2. Não comprar – Se a maioria dos jogadores deixar de comprar Ogrinas e optar por fazer kamas pelo jogo, a quantidade de dinheiro das compras de Ogrinas indo para a Ankama será reduzida. E a Ankama precisará arrumar alguma forma de valorizá-las novamente.

Comprar ou não comprar? A decisão vai da escolha e necessidade de cada um de nós, jogadores de Dofus. Pessoalmente, eu acho que a segunda opção prevalecerá. Mas somente a ação da maioria irá ditar o futuro do valor das Ogrinas, que ainda é incerto para nós neste momento.

Eu espero que este texto tenha contribuído para uma visão mais ampla da economia do Dofus neste momento e em um futuro próximo. Meu conselho final é que você use este conhecimento para um melhor proveito da economia no momento. Desejo bons negócios e bom jogo a todos!
---

O que você acha sobre isso? Sinta-se livre para acrescentar algo ou fazer correções no texto. Seu comentário será muito bem-vindo e apenas adicionará informações ao assunto!

{ 1 comentários... read them below or add one }

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Jaguatirica do Mato -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -