Postado por : Kareshi quinta-feira, 12 de março de 2015



Os anos passaram, muitas coisas mudaram. A TV da sala que antes era CRT (de tubo), hoje é totalmente digital. O mesmo aconteceu com o monitor do seu PC, e até mesmo com o seu celular. As coisas mudam tanto e nem nos damos conta.
O mesmo aconteceu com a proporção (aspect ratio) utilizada para imagens. A mais comum hoje em dia é 16:9, WideScreen, diferente das proporções mais quadradas de antigamente.


Quando vamos jogar Dofus hoje em dia em nossos monitores modernos, o que acontece? Duas faixas pretas preenchem as laterais do jogo, fazendo com que ele não se adapte à sua tela. Já pensou por que isso ocorre?

O Dofus mantém um aspect ratio 5:4 desde sua criação. Foi planejado desse modo, para que a junção do mapa com a interface conseguisse manter uma forma que se adequasse à maioria dos monitores populares nos anos ‘00s. Foi uma solução simples e que se adequava muito bem à época.

É bastante comum pensar que o Dofus poderia ser jogado em 16:9, como acontece com a grande maioria dos jogos hoje. O motivo para que isso não aconteça é a proporção criada e o mundo existente no jogo.
Cada lugar dentro do jogo faz parte do mapa como um todo ao invés de ser apenas uma tela separada. Para percebermos isso melhor, vamos ver uma tela isolada:



Sim, é apenas uma screenshot comum do jogo e a vemos como um mapa isolado. Porém, ao observarmos o mapa abaixo e conferir com a imagem acima podemos ver que o mapa não há divisória alguma por mais que seja composto de telas individuais. E onde termina cada casa, cada cerca, cada pedra, passe a observar que o objeto continuará na tela seguinte.
 

Sendo assim... o que será que acontece se juntarmos várias screenshots de telas diferentes mas na mesma área? Veja o resultado disso na compilação de telas abaixo:

"KARESHI BUNSHIN NO JUTSU!" (Clique para visualizar melhor)

Bem legal, não? A junção de cada tela individual no Dofus resulta numa única imagem, onde um elemento não é isolado em uma tela, e sim faz parte de todo o ambiente. Se eu fosse fazer isso com o extenso mapa do jogo, de Bonta a Brakmar, de Frigost à Pandala, teríamos então a visão do cenário completo do jogo. Um panorama muito demorado e trabalhoso que eu não estarei fazendo neste momento.

Mas então, por que o Dofus não é Wide Screen?


Agora como já viram, cada pos, cada mapa é interligado com todos os outros adjacentes. Vamos imaginar que o jogo fosse Widescreen. As barras pretas do lado sumiriam e no lugar estariam mostrando maior conteúdo, ou seja, mais parte dos próximos mapas. O que faria com que o próximo mapa ou ficasse "espremido" ou tomasse parte do mapa seguinte e assim por diante.
Para fazer tudo nos conformes, seria necessário redesenhar TODO o mapa do jogo. Cada canto, cada lugar, e não só redesenhar como fizeram do 1.29 para o 2.0 mas também reprojetar o mapa mundi, localizações dos NPCs e mais uma série de pormenores que surgiriam em decorrência dessa alteração.
É claro que como muitos, eu espero uma versão do Dofus em Widescreen, para que possa jogar em tela cheia de verdade e ter uma imersão maior. Porém, estou ciente que uma mudança que parece tão simples, é bem mais complexa do que parece e não esperarei isso por agora.
Mas no futuro isso já será esperado e cobrado. Estou olhando para você Dofus 3.0 (se vier a existir algum dia)! E você, o que acha do assunto? O formato da tela faz alguma diferença para você? Conta aí nos comentários, será ótimo ler suas opiniões.

Abraços a todos e até mais!

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